Укладка ламината на пол. Быстрая укладка ламината своими руками видео. Укладка ламината по диагонали. Пробковое покрытие для пола. Качественная укладка пробкового пола. Пробковый пол плюсы и минусы. Смеси для выравнивания пола. Быстрое выравнивание бетонного пола. Выравнивание пола стоимость. Самоделки для дома. Лучшие самоделки для дома своими руками. Полезные самоделки для дома. Как обустроить кухню. Как обустроить маленькую кухню быстро. Как обустроить кухню фото. Как открыть свой магазин. Хочу открыть магазин с большим капиталом. Сколько стоит открыть магазин. Диван своими руками. Как сделать диван своими руками для дома. Диван своими руками чертежи. Дизайн маленькой кухни. Красивый дизайн интерьера кухни фото. Малогабаритные кухни дизайн.

Material de Estudo

 

Baixe a versão para impressão

 

 

LÍNGUA PORTUGUESA

Espera-se que, ao terminar o ensino médio, o aluno seja capaz de ler e compreender textos de diferentes gêneros literários. a prova de língua portuguesa deverá, assim, incluir todo tipo de texto, privilegiando textos de circulação nas instituições de educação básica:

  1. Ficcionais: conto, crônica, romance e texto poético de diferentes estilos de época;

  2. Não-Ficcionais: notícia, editorial, artigo de opinião e crônica divulgados em jornais e revistas de circulação local, regional e nacional.

Gramática

  1. Fonologia: vogais, consoantes, ditongo, hiato, encontros consonantais e dígrafo.

  2. Morfologia: estrutura das palavras (raiz, radical, vogal temática, tema, prefixos, sufixos e desinências) e formação de palavras (composição e derivação). classificação das palavras segundo a ngb.

  3. Sintaxe: termos da oração (essenciais, integrantes e acessórios). Classificação dos períodos e das orações. Concordância, regência e colocação.

Literatura

  1. Era colonial: classicismo, barroco, arcadismo, com ênfase nas características, autores e obras representativas o estilo de época.

  2. Era nacional: romantismo, realismo, naturalismo,parnasianismo, simbolismo, modernismo e contemporaneidade, com ênfase nas características, autores e obras representativas do estilo de época.

MATEMÁTICA

  1. Conjunto: relação de pertinência e inclusão; operações com conjuntos; conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais e irracionais, reais, operações e propriedades.

  2. Funções: identificação das relações funcionais; determinação de domínio e conjunto de valores; identificar funções injetivas, sobrejetivas, pares, impares, crescentes e decrescentes; determinar a composta de duas funções; cálculo da inversa de uma função bijetiva; identificar funções lineares e determinado coeficiente angular e parâmetro linear; identificação de equação geral de uma reta; determinar a intersecção de duas retas, caracterizando as condições de coincidência: paralelismo e perpendicularismo; determinar a solução de equações e de duas equações a duas incógnitas; função do 2º grau; estudo da parábola; construção de gráficos de trinômios do 2º grau com determinação dos pontos onde corta os eixos; vértices, máximo e mínimo de gráficos; identificação das funções exponenciais e logarítmicas; caracterização dos gráficos de cálculos, utilizando as propriedades básicas dessas funções.

  3. Álgebra Elementar: efetuar operações com frações algébricas; utilização dos produtos notáveis; utilização dos expoentes e fracionários; operações com radicais e racionalização dos denominadores.

  4. Matemática Comercial: razão, proporção, números diretamente proporcionais, regra de sociedade, regra de três; porcentagem; descontos, juros simples; resolução de problemas aplicados ao 1º grau; resolução de inequações lineares e construção do seu gráfico, resolução de equações do 2º grau e utilização das relações entre zeros e os coeficientes; resolução de problemas do 2º grau; resolução de equações do 2º grau; utilizando-se do gráfico das inequações; sistemas de equação do 2º grau.

  5. Álgebra: seqüências e séries; progressão aritmética e progressão geométrica; logaritmos; equações exponenciais; equações logarítmicas; matrizes; determinantes; análise combinatória; binômio de Newton.

  6. Trigonometria: propriedades das funções trigonométricas e suas inversas; identificando gráficos e comportamento periódico; cálculo de valores de ângulos importantes;identidades trigonométricas e redução de ângulo ao primeiro quadrante; adição das funções e transformação de somas em produto; resolução de equações e inequações trigonométricas: aplicação das leis do seno e do cosseno.

  7. Estudos dos Polinômios: efetuar operações com polinômios; calcular o quociente e o resto da divisão de polinômio por binômio; utilizar as relações entre coeficientes e as raízes de um polinômio; determinar raízes racionais de polinômios; fatorar polinômios; decompor funções racionais em frações parciais.

  8. Geometria: representar pontos em um sistema de eixos retangulares no plano; calcular a distância entre dois pontos; determinar equações de retas (gráficos da equação, equação segmentária, posição relativa de duas retas e de três retas, coeficiente angular e coeficiente linear; equação da reta dados um ponto e a direção; paralelismo e perpendicularismo); circunferências; aplicar as propriedades de semelhanças de triângulos; aplicar as propriedades dos triângulos e dos paralelogramos; empregar as propriedades de arcos, cordas e tangentes a uma circunferência; calcular medidas de ângulos na circunferência; calcular áreas das principais figuras planas; calcular áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas; calcular o menor ângulo entre duas retas; identificar as equações da elipse, da parábola e da hipérbole.

 

REDAÇÃO

Prova de REDAÇÃO, será uma composição, em prosa, de no mínimo 15 (quinze) linhas e no máximo 30 (trinta) linhas, realizada em torno de tema a ser indicado pela Comissão Executiva do Processo Seletivo -CEPS e avaliada com relação aos aspectos de conteúdo, ortografia, prosódia, pontuação e estruturação correta das frases.

?>